Terroir
A Quinta do Ortigão situa-se em Anadia, numa localização privilegiada, entre a serra do Buçaco e a serra do Caramulo. A Quinta é composta por 15 hectares, dos quais 10 são vinha, plantados a 310 metros de altitude em solos argilo-calcários, rodeados de pinhal e olival.
Um microclima único
O oceano atlântico encontra-se apenas a 20 km, e esta proximidade muito influencia os vinhos produzidos na propriedade, onde os invernos amenos e chuvosos e os verões temperados pelos ventos marítimos garantem a acidez natural das uvas, permitindo produzir vinhos internacionalmente reconhecidos pela sua frescura.
A vinha, plantada ao longo de quatro gerações, tem idades que variam entre os 50 e os 4 anos, como um verdadeiro retrato de família. Na quinta existe ainda uma pequena vinha de 2,5ha, plantada em 1972, com Baga, que se destina à produção dos melhores vinhos da casa. Com grande variedade de castas brancas e tintas, estas vinhas estão rodeadas de oliveiras e pinheiros que servem de abrigo a animais que fazem parte do eco-sistema da propriedade e contribuem para a sua bio-diversidade.
Na Quinta do Ortigão trabalha-se em profundo respeito pelo património natural, fazendo apenas as intervenções necessárias na vinha. Aqui, todo o trabalho é manual, desde a poda à vindima, numa relação muito estreita com o ano, o clima e o que nos diz a videira.